15 de fevereiro de 2009

PROJETO ÁFRICA E NEGRITUDE NO IMAGINÁRIO ESCOLAR ARAPIRAQUENSE

O Projeto África e Negritude no Imaginário Escolar Arapiraquense pretende a realização de atividades de sondagem quanto às representações sociais presentes no imaginário escolar, envolvendo comunidades de 10 escolas da rede municipal do Município de Arapiraca.

Com isso, espera-se contribuir com a produção de conhecimentos necessários para subsidiar políticas públicas que tenham como foco a educação voltada para as relações étnico-raciais, adequadas à realidade local. Essa perspectiva vai ao encontro de recentes conquistas no campo educacional, consubstanciadas na promulgação da lei federal 10.639/03 e da lei estadual 6.814/07, que, respectivamente, tornam obrigatório o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira na educação básica, de forma transversal em todo o currículo escolar.

Utilizando-se da aplicação de questionários e realização de entrevistas, os pesquisadores abordarão temas pertinentes à construção das identidades individuais e coletivas de professores e alunos, a partir de suas histórias de vida e de suas experiências no cotidiano escolar, tendo como referência a questão do negro e sua presença histórica na formação da sociedade brasileira e, particularmente, na arapiraquense. Nesse caso, também serão abordadas questões relativas à África e toda a carga de preconceito e discriminação segundo a qual ela aparece na construção da história da nação brasileira.

Mediante a sistematização desses questionários, bem como a transcrição das entrevistas realizadas, será procedida a análise dos conteúdos levantados, visando à identificação dos principais aspectos ideológicos, sociais e econômicos, incidentes sobre a construção de um imaginário escolar acerca das questões étnico-raciais presentes na sociedade arapiraquense e, principalmente, inerentes às relações e práticas sociais desenvolvidas no próprio ambiente escolar.

Os resultados dessas análises, realizadas segundo uma abordagem que combina elementos da pesquisa etnográfica à pesquisa em história oral, serão sintetizados em artigos e ensaios dando conta dos diversos temas e aspectos tratados na pesquisa, a serem produzidos pelo professor coordenador em co-autoria com o bolsista e estudantes colaboradores do projeto, todos discentes do Departamento de História do Campus I – UNEAL. Esse material deverá ser disponibilizado para a comunidade acadêmica em meio digital, através de link do NEAB a ser criado na página da UNEAL.

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