12 de novembro de 2008

Abertura do III Seminário Negritude e Resistência foi um sucesso !

Ontem, 11 de Novembro, foi realizada a abertura do III Seminário Negritude e Resistência, nos Jardins do Campus I da UNEAL, em Arapiraca. A comunidade acadêmica e a sociedade em geral respondeu ao convite do NEAB, comparecendo em peso para participar do evento.
Com as bênçãos de Oxalá, invocadas pelo Babalorixá Alex, o Seminário teve início sob a luz de uma lua cheia esplendorosa e da brisa leve de Inhasã sacudindo as árvores daquele belo jardim, gerando um ambiente de paz e harmonia.
Os presentes não pouparam elogios à ornamentação e à qualidade da organização do evento, toda ela produzida pela equipe do próprio NEAB. A mesa de abertura contou com as falas de representantes dos grupos de Capoeira de Arapiraca, das religiões afro-brasileiras, do Campus I, do Secretário Municipal de Cultura e Turismo e do Reitor da UNEAL, todos unanimemente entusiasmados com o sucesso do evento.
As palestras também foram conduzidas em alto nível, com atenção total do público. Foram abordadas questões mais gerais do panorama das ações afirmativas no ensino superior no Brasil (Prof. Moisés Santana), acompanhadas de interessantes relatos de experiências desenvolvidas pelo Campus da UNEAL em União dos Palmares (Prof. Jairo) e pelo NEAB UFAL (Profa. Clara Suassuna), trazendo dados interessantíssimos sobre a inclusão de estudantes negros no ensino superior em Alagoas.
A noite foi encerrada com o brilhante show do grupo Oju Omi Omorewá, de Maceió, comandado pela percursionista, cantora e compositora Nani Moreno, contagiando todo o público, que não se conteve e invadiu o espaço do show para dançar junto com os bailarinos do grupo.
Hoje a programação tem continuidade discutindo a situação das comunidades remanescentes de quilombolas em Alagoas, sob grande expectativa de todos os participantes do evento.
Confira a programação aqui no Blog do NEAB e compareça para participar dessa grande festa. Axé.

7 comentários:

Anônimo disse...

O III SEMINÁRIO NEGRITUDE E RESISTÊNCIA, FOI UM SUCESSO TOTAL,TRÉS DIAS DE INESQUECÍVEIS,COM GOSTO DE QUERO MAIS!

Anônimo disse...

O q tenho a falar do Semonário? Foi lindo,e até agora sinto as vibrações afro em mim! Valeu galera do NEAB!!! PARABÉNS!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parabéns a a organização do evento III Seminário Negritude e Resistência! Parabéns NEAB!!! =D

Anônimo disse...

Nossa o III Seminário Negritude e Resistência foi um sensacional evento afro ,por sua autenticidade e sua excelente organização.Parabéns ao NEAB!

Anônimo disse...

É um prazer inestimável participar do NEAB! Obrigado galera !

Anônimo disse...

Simplesmente magnifico este 3º Seminário onde abordou um pouco da Conciência dos de cor clara em relação aos da cor escura. Esta edição corou todo um trabalho do curso de Hitória do qual eu também faço parte, mostrando a força e a garra de alunos/professores de querer trazer para o publico que ali estava presente o entendimento de que é preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema só de algumas pessoas, mas sim um poblema do país, que é de todos e outros mais.

Anônimo disse...

Desejo a todos que fazem o NEAB um feliz 2009. Essa equipe é sonho de qualquer professor. Adoro vocês