8 de outubro de 2008

OFICINA DE MAQUETES

O NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UNEAL, em parceria com o Departamento de Geografia do Campus I, realizou no último dia 19 de Setembro de 2008 uma oficina para confecção de maquetes baseadas em cartas topográficas. Atividade foi ministrada pelo Professor Sinval Guimarães Júnior, do Departamento de Geografia da UFAL, tendo contado com estudantes dos cursos de história e geografia.

A oficina insere-se nas atividades preparatórias ao III Seminário Negritude e Resistência, que será realizado de 11 a 14 de Novembro. O objetivo foi preparar os estudantes para multiplicarem a experiência na comunidade remanescente de quilombolas do Carrasco (Arapiraca), através de uma oficina com estudantes da Escola Municipal Manoel João da Silva, a ser realizada em 17 de Outubro próximo. Metodologicamente, serão trabalhados conteúdos que desenvolvam a sensibilidade dos estudantes para a leitura de mapas associados à leitura de paisagem. Espera-se com isso contribuir para o fortalecimento da identidade e auto-estima daquela comunidade. Segundo o Prof. Clébio Araújo, coordenador do NEAB, as maquetes produzidas serão expostas durante o evento no Campus I da UNEAL.






Um comentário:

Unknown disse...

A oficina de maquetes foi um dos grandes acontecimentos geo-históricos ocorridos na UNEAL e no sítio Carrasco. Sem dúvida foi uma grande experência acadêmica.