21 de outubro de 2008

NEAB/UNEAL REALIZA OFICINA SOBRE TERRITÓRIO E MEMÓRIA NA COMUNIDADE DE REMANESCENTES QUILOMBOLAS DO SÍTIO CARRASCO

No último dia 17 de Outubro, O NEAB/UNEAL realizou uma oficina na Escola Municipal de Tempo Integral Manoel João da Silva, localizada no Sítio Carrasco, comunidade de remanescentes quilombolas situada na zona rural de Arapiraca. A oficina foi conduzida pelos professores Sinval Guimarães Junior (UFAL) e Clébio Araújo (UNEAL), com o apoio de estudantes do curso de história e de letras do Campus I.

Participaram estudantes e professores daquela escola, que ficaram entusiasmados com a atividade e dispostos a reproduzi-la em suas atividades escolares. A programação constou da confecção de “mapas mentais”, ilustrativos do imaginário da comunidade sobre o território do carrasco, aspectos geográficos e fatores relevantes da vida cotidiana daquela comunidade. Em seguida, esses mapas foram confrontados com mapas científicos sobre o município de Arapiraca, incluindo o Carrasco, partindo-se, então, para a confecção de maquetes que buscavam reproduzir o carrasco em seu relevo e características sócio-geográficas.

Segundo o Prof. Clébio Araújo, essa atividade é apenas a porta de entrada para uma parceria mais forte entre o NEAB/UNEAL e a comunidade do Carrasco, indicando a possibilidade de um trabalho de formação pedagógica para os docentes da escola envolvida, no ano de 2009.

5 comentários:

Unknown disse...

A oficina de maquetes foi um dos maiores eventos realizados pelo NEAB,as oficinas aconteceram na UNEAL e na Escola de tempo integral do Sítio Carrasco!

Edson Bezerra disse...

..vocês todos estão de parabens, lindo evento!!

Anônimo disse...

Um belo trabalho q resgata as origens de nosso povo! Parabéns aos integrantes delle maravilhoso evento!

Anônimo disse...

É um belo trabalho q resgata as nossas raízes. Parabéns aos componentes dessa bela equipe.

Anônimo disse...

Fazer parte deste projeto é realmente uma honra, pois tem ampliado muitos horizontes. Principalmente pela interação entre a UNEAL e as Comunidades Quilombolas da Região!!!